Letras do Brasil

Quais são os principais projetos de leitura inclusiva no Brasil?

Para quem é amante dos livros, é muito difícil imaginar um mundo em que a leitura não é uma opção. Mas esse prazer inenarrável de abrir um livro novo, infelizmente, não é acessível para muitos brasileiros. Assim, projetos governamentais e de ONG’s buscam ampliar o acesso à leitura e criar novos apaixonados pela literatura. Vamos conferir alguns dos melhores exemplos?

“Letrinhas da Paz” é um dos mais antigos projetos de inclusão para crianças com deficiência no Brasil. Fundado em 2006, a iniciativa buscava fomentar a leitura de crianças em geral, mas teve pouca adesão de jovens com alguma deficiência física ou mental. Assim, o projeto mudou de foco e passou a atender exclusivamente crianças com alguma deficiência, criando salas especiais para o estímulo neurológico e motor, imergindo os pequenos no mundo fantástico da literatura.

O “Projeto Releituras” surgiu com a ideia de ajudar leitores com deficiência visual a experienciar livros de uma nova forma: os audiolivros gratuitos. Apoiado pela Universidade Federal de Santa Catarina, o Releituras busca não só ajudar quem tem deficiência visual como também quem tem TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), transtornos do espectro autista ou dislexia, ajudando também idosos, pacientes de hospitais e analfabetos. Todos esses grupos enfrentam algum tipo de dificuldade na leitura e têm nos audiolivros uma nova possibilidade para se encantar pelo mundo da literatura.

A iniciativa “Ler é Uma Viagem” tenta levar o mundo da literatura para as regiões mais remotas de nosso país. Desde 2003, o projeto alcança comunidades ribeirinhas e indígenas através de bibliotecas móveis adaptadas em barcos e brincadeiras como os “Piqueniques Literários”, eventos voltados ao público infantil dessas comunidades que tornam a leitura uma brincadeira prazerosa. Além de levar livros para essas regiões pouco acessíveis, o projeto também gera interesse de crianças e jovens, criando o apetite literário necessário para uma melhor formação como leitores.

O “Projeto Livro Aberto” busca trazer a leitura e a conscientização sobre a importância da literatura em nossas vidas para presídios brasileiros. No Ceará, aproximadamente 5 mil detentos fazem parte de grupos de leitura mensais para a apresentação de resenhas e relatórios de leituras. Depois de discutir, os detentos elaboram uma resenha do livro lido e, tendo nota superior a 6,0, podem obter uma redução em sua pena. O projeto mira criar bons hábitos e garantir que os presos se interessem por outros aspectos da vida, gerando reflexão e uma expansão no conhecimento intelectual: grande vantagem de uma boa leitura.

Todos esses projetos buscam trazer os livros, nossa grande paixão, para quem muitas vezes é esquecido pelo mercado editorial. É muito bom quando iniciativas como essas funcionam e dão bons frutos.

Quais são as novidades do mercado editorial?

PEDIDO NEGADO

O Tribunal de Justiça de São Paulo voltou a decretar a falência da Livraria Cultura, após negar o pedido de reconsideração por parte da empresa. Em fevereiro, o juiz Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do TJ-SP, decretou falência da livraria, alegando que a empresa falhou em cumprir os combinados no processo de recuperação judicial. Após a decisão, os advogados da Cultura entraram com recurso, mas o pedido foi negado nesta semana pela Justiça.

LIVRO DE RITA LEE
O mundo da arte como um todo perdeu muito com a morte da cantora Rita Lee. Sua obra, porém, ainda não está completamente publicada: entre músicas e letras inéditas, a vocalista escreveu duas autobiografias. A primeira, publicada pela Globo Livros, conta sua história e carreira artística, falando sobre Os Mutantes e seu sucesso em carreira solo. A segunda será lançada no próximo dia 22 de maio e conta outro lado da cantora, sua vida pessoal e sua batalha contra o câncer. O texto é original de Rita Lee e foi pouco alterado por seus editores — prometendo emocionar fãs e admiradores da ícone do rock brasileiro.


Recomendação: Conversas sobre MPB

Imagine um show com atrações como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nando Reis, Skank, Titãs, Paralamas, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e outros grandes artistas da MPB. Agora imagine que, depois do show, você é convidado ao camarim e pode bater papo com todos eles, preparando algumas perguntas para cada um desses artistas. Infelizmente, essa sorte é rara, mas não fique triste! No mundo da literatura, esse sonho se torna possível em Conversas Sobre MPB. A jornalista Adriana Del Ré entrevistou 30 dos maiores artistas da música brasileira e reuniu todas essas entrevistas em um só volume. Agora, é possível conhecer mais sobre seus músicos favoritos num só lugar. Não perca essa novidade, disponível em pré-venda em nosso site.